O que é e como funciona a administração de obras?

Uma das partes mais difíceis de se finalizar uma obra é a parte da administração de obras. Isso porque, é comum que imprevistos aconteçam, desde alteração de projetos, prazos e valores.

Por isso, a gestão de uma obra é uma ciência importante e com um objetivo muito claro. Além disso, essa administração de obras pode ficar cada vez mais difícil de ser realizada, já que alguns projetos podem gerar outros dentro dele mesmo.

Assim, sempre que imprevistos acontecem, gerando acúmulo de demandas e informações, fica muito fácil se perder nessas novas funções acumuladas. 

Por esse motivo, é necessário que em alguns momentos, você tenha que investir no apoio de uma administração de obras.

Essa administradora deverá se atentar a todos os detalhes que são definidos no passo a passo da obra. E esse passo a passo inclui todas as etapas da obra, do estudo de viabilidade até o cumprimentos de prazos, reduzindo os riscos de erros.

Mas afinal, o que é administração de obras?

A administração de obras nada mais é que um serviço, oferecido pela Sólida Engenharia e Arquitetura, que tem como objetivo a execução de projetos de engenharia e arquitetura à risca.

Funcionando como uma garantia que tudo o que está previsto acontecerá dentro do prazo definido, com o orçamento estipulado e do modo combinado, a administração de obras é um grande aliado para as construtoras.

A administração de obras é constituída por diversos documentos que servem para a programação da obra. Nestes documentos estão o cronograma de obra, a equipe contratada, o orçamento, o tempo para conclusão e os recursos que podem ser empregados. 

Esse serviço de administração de obras é um serviço regulamentado pela Lei 5194/1996, e pode ser atribuído a arquitetos e engenheiros civis.

Então, de forma simples, a administração de obras é um serviço que é realizado por engenheiros ou arquitetos e tem como objetivo direcionar os recursos para a realização da obra dentro do prazo estipulado, sem ultrapassar o orçamento.

Por isso, é necessário que o administrador contratado saiba todas as informações referentes à obra. Desde contato de fornecedores e responsáveis pela equipe, até mesmo prazo, documentação e valores que podem ser usados.

Assim, é preciso entender que nesse processo de administração da obra, todos os contatos e decisões que precisam ser feitas com o cliente acontecem por meio do responsável.

Ao contratar uma administração de obra, a administradora deverá ser capaz de reduzir custos e até prazos – se necessário.

Isso porque poderá detectar problemas e apontar alternativas, já que terá todas as informações em mãos e, assim, identificar os erros.

Além disso, ao perceber esses erros é comum que o administrador aponte alternativas para que eles sejam resolvidos no menor tempo possível.

Então, a gestão não é limitada a controlar pessoas, materiais e recursos, mas também a realizar tarefas com qualidade, tendo a comunicação entre todos e cumprir o orçamento.

Quais os pontos para administrar obras de forma correta?

Bem, para você não correr riscos, existem alguns pontos que devem ser levados em consideração quando for administrar uma obra.

Obviamente, os pontos podem variar de uma obra para outra, dependendo da estratégia produtiva, mas todos são fundamentais para o sucesso da gestão de obras.

Para realizar uma obra bem administrada, você deverá levar em conta algumas coisas, como:

  • estudo de viabilidade;
  • orçamento;
  • controle de materiais;
  • organização de pessoas e canteiro;
  • planejamento;
  • gestão de equipe.

Então, por isso, explicaremos todos os pontos em uma forma simples e direta, para que você saiba como fazer.

Estudo de viabilidade

Para realizar o trabalho, é necessário que seja realizado um estudo do que é possível ser feito, além de ajustes necessários para o projeto sair do papel.

Assim, quando feito por construtora, esse estudo é a fase onde o administrador da obra descobre se vale a pena continuar o projeto ou não.

Por esse motivo, é necessário que você inclua diversos pontos nesse estudo, entre eles: limitações locais, restrições geotécnicas, taxa de ocupação e zoneamento.

Orçamento

Após toda a pesquisa, é necessário que você tenha o conhecimento do seu orçamento completo. Afinal, não adianta ter todas as condições para realizar a obra, porém o orçamento ser pequeno e não comportar tudo que será necessário.

Assim, tendo em vista todos os gastos principais, você deverá se planejar para gerar a obra com o melhor custo benefício possível.

Controle de materiais

O controle de estoques de materiais é uma das principais partes para realizar a administração de obras. Isso porque sempre será necessário saber onde está sendo empregado cada material.

Assim, você deverá ter uma lista de produtos comprados, fazendo o acompanhamento para sempre comprar novos produtos ou alinhar com os funcionários da obra onde cada um deles será usado.

Organização de pessoas e canteiro

Um canteiro de obra é onde todo o projeto é feito. Manter todo o canteiro organizado é um desafio constante, afinal, um canteiro de obras organizado é otimizador de tempo.

Assim, organizar as pessoas para que mantenham o canteiro organizado faz parte da administração das obras. Com o canteiro organizado, o objetivo é manter sempre dentro do planejamento de orçamento e tempo a obra.

Planejamento

O planejamento é um ponto primordial para a administração de obras. Isso porque todas as datas devem ser respeitadas, além de saber onde cada ponto pode estar errado ou certo.

Então, o planejamento é 

Gestão de equipe

A gestão de equipe nada mais é que saber o que cada um está fazendo e onde ele pode ser encontrado. Desse modo, a gestão da equipe – juntamente com a organização do canteiro – consegue otimizar cada vez mais a obra.

Assim, sua edificação acontecerá de forma simples, rápida, dentro do prazo e do orçamento.

Se você precisa de uma administração de obras para auxiliar você em sua edificação, entre em contato com a Sólida Engenharia e Arquitetura. Aqui estamos sempre prontos para auxiliar no tirar os seus planos do papel e transformá-lo em realidade. 

Veja mais:

Casa inteligente: o que realmente é isso?

COMPARTILHE